sábado, 26 de abril de 2014

Só Resta a Esperança com Mark Hamon e Diana Scarwid



O que você faria se sua esposa morresse e quando pedisse ajuda ao governo para conseguir um empréstimo a fim de pagar as despesas com o enterro e recomeçar essa nova fase, uma assistente social insensível decidisse tirar seus filhos do seu convívio e pior que isso, enviá-los para um orfanato para crianças com deficiência mental que eram tratados como lixo a ponto de chegarem ao local em perfeita sanidade mental e saírem de lá sem saber quem eram? Isso aconteceu com Elmer.

Ambientado no ano de 1935, o filme é baseado em uma história real que se não fosse informado no ínicio do longa certamente achariamos que fosse uma ficção cheia de terror psicológico e abusos. Elmer Jackson (Mark Hamon) é um homem pobre que ganha a vida como carpinteiro. Casado e pai de quatro meninos, seu mundo desaba quando sua esposa fica doente. Florence (Rosemary Dunsmore) se recusava à ir ao médico, de forma que Elmer só conseguiu levá-la quando já estava muito mal em uma noite chuvosa. Na mesma noite, Florence foi diagnosticada com peritonite grave (uma infecção similar a tuberculose) e não resistiu. A partir dai Elmer busca ajuda social, que lhe é negada. O máximo que conseguiu foi que o governo mandasse uma baba temporária para cuidar dos meninos até resolver as coisas. O problema é que ao chegar do trabalho, Elmer encontrou os meninos trancados no quintal. Ao questionar onde a baba estava, foi informado que ela estava com um homem e que não tinham autorização para entrar enquanto ele estivesse lá. Elmer flagra a mulher que deveria cuidar de seus filhos em sua cama com um homem. Ao expulsá-la de casa, a mesma vai até a assistente social e mente que foi injustamente agredida e que as crianças viviam sujas e doentes. A partir dali a vida de Elmer é destruída.

Elmer e os filhos, Raymond, Richard, Ellis e Waine.
Com os filhos levados e internados em um abrigo, ele só tem autorização para reve-los nove meses depois, quando assim o faz, não resiste ao ouvir a súplica das crianças pedindo para irem para casa e acaba os levando, mas no meio do caminho é pego pela policia, que lhe bate na frente dos filhos e lhe leva preso. Proibido de se aproximar das crianças sob o risco de ser preso, ele tenta recomeçar a vida e enquanto isso, os meninos fogem do novo abrigo e como punição são espancados. Um deles tem as pernas quebradas e é internado em um hospital de saúde mental do Estado que esteriliza todos os internos quando estes completam a maioridade penal. Separados uns dos outros e torturados, os meninos começam a enlouquecer de verdade. Será que Richard (Andrew Woodworth) será injustamente esterilizado? E Wayne (Ryan Francis) conseguirá recobrar a consciência e voltar a ser um menino normal? Raymond (Slone Romano) conseguirá um dia recuperar a inocência? E Ellis (Trey Ames) deixará de ter medo de tudo após os espancamentos? Elmer conseguirá ver os filhos novamente e cumprir sua promessa? E Anna (Diana Scarwid ) poderá ser a luz no fim do túnel que Elmer precisa? Será que alguém no Estado ainda se importa com o que pais viúvos e jovens órfãos pensam?


Elmer e Richard
Essas e outras respostas você encontra nesse comovente longa metragem produzido pela Paris Filmes no ano de 1987, com produção de Tamara Asseiev e direção de David Greene. O drama conta com noventa minutos de duração e possui classificação 14 anos.

Com título original After the Promise (Depois da Promessa) nos Estados Unidos, no Brasil recebeu dois títulos distintos: Uma Questão de Honra e Só Resta a Esperança, sendo a segunda versão mais conhecida em virtude de ter sido exibido algumas vezes em uma emissora da TV aberta. Embarque nesse drama real que promete te levar ao desespero junto com os personagens que não possuem mais nada além de uma fraca esperança em um amanhã melhor. Bom filme!


Essa versão dublada em português recebeu o nome da segunda opção comercializada por aqui: "Só Resta a Esperança"

3 comentários:

  1. Parece um filme mesm muit bom! Pena que exista tanta injustiça! Mas, no final tudo da certo..Com certeza, devo assistir; é o tipo de filme que gosto.
    Abços
    http://mariangela-variedades.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olha pela a sinopse, é um belo filme!
    Com certeza eu irei assistir, eu gosto de filma assim.
    Pois isso é a realidade do mundo, com tanta injustiça operando entre as pessoas.
    Obrigado pela a dica de filme.
    Um forte abraço e até mais!
    http://www.ciceromattos.com/

    ResponderExcluir
  3. Valeu a dica e indicação de filme para assim eu conhecer um pouco sobre filmes que estão circulando no mundo, visto não ser área de meu gosto, mas não posso ficar por fora e poder até comentar quando estiver com amigos e surgirem assunto relacionados aos filmes, valeu mesmo ok!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir