quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Na Frente da Classe com Jimmy Wolk


O filme americano Na Frente da Classe (título original em inglês Front Of The Class) é uma história baseada em fatos reais. Trata-se da comovente luta do jovem Brad Cohen (interpretado por Jimmy Wolk) para vencer na vida com a sua deficiência.

Os primeiros sintomas apareceram quando Brad tinha seis anos. Os psicólogos e especialistas disseram que era só uma fase, que ele iria crescer e ser normal como todo mundo.

Aos doze anos, prestes a ser expulso da escola devido os professores não suportarem mais suas crises, sua mãe, Ellen Cohen (interpretada por Patricia Helton) começou a pesquisar em diversos livros de medicina o que poderia ser o seu problema e após encontrar uma explicação visitou o psiquiatra infantil de Brad, que confirmou se tratar de síndrome de Tourete. A síndrome faz com que a pessoa tenha um distúrbio no cérebro que faz com ela emita sons ou tiques espontâneos nos momentos menos apropriados. É algo que o portador não consegue controlar, sendo parecido com um ataque de soluços ou espirros.

Os médicos diziam que a ciência ainda não havia encontrado uma cura para o problema, mas sua mãe não desistia de encontrar uma forma melhor de conviver a Tourette. Certo dia, Brad e Ellen foram à um grupo de apoio que se encontrava em uma igreja. Lá, diversas pessoas portadoras da doença se reuniam. Brad sentiu pela primeira vez o que os outros sentiam ao vê-lo. Cada pessoa emitia um gesto ou som diferente. Alguns piscavam, outros mexiam o pescoço e latiam. Aquilo pareceu estranho para ele, já que era a primeira vez que via alguém com a síndrome. O pior foi que todas aquelas pessoas não se esforçavam para serem aceitos, eles simplesmente decidiram viver o resto da vida escondidos, para evitar os olhares atravessados e as claras manifestações de intolerância das pessoas ao redor. Brad percebeu que não queria ser como eles e que não ia se esconder.

Brad Cohen sempre interrompia as aulas com suas crises e muitos professores, diretores, colegas e até o seu próprio pai, Norman Cohen (interpretado por Treat Williams) achavam que ele fazia de propósito, mas ele não conseguia controlar. Isso causava uma certa dificuldade para aprender, fazendo com que as palavras e números se embaralhassem em sua cabeça.

Mas o problema não foi o bastante para evitar que Brad traçasse seu árduo caminho até o  sucesso. Ele se formou e decidiu ser professor. Não conseguia arranjar um emprego, pois tinha crises nas entrevistas e todos achavam que ele não seria capaz. Quando ele falava sobre seu sonho, as pessoas olhavam com incredulidade ou deboche e por mais que ele já estivesse acostumado com essa situação, não podia fingir que não acontecia e que não doía cada vez que duvidavam de sua capacidade.

Jimmy e o verdadeiro Brad Cohen
Quando finalmente teve uma oportunidade, teve de suportar mais uma onda de preconceito, dessa vez por parte dos pais de alguns alunos. Lá ele conheceu duas importantes pessoas: Nancy (interpretada por Sarah Drew) do qual ele iria vir a se apaixonar e a pequena Heather (interpretado por Katherine Shepler) do qual o câncer insistia em  tornar todos os dias uma temida despedida.

O que muitos não esperavam aconteceu, mas Brad não tentou superar a Tourette, até porque não existia cura para essa mal, mas ele aprendeu a conviver com aquela que ele chamava de “grande amiga e companheira”, pois nunca o deixava sozinho.
Será que Brad vai quebrar o preconceito por parte dos pais de seus alunos? E seus alunos, vão aceita-lo normalmente? Será que um dia ele vai ser feliz no amor e ser reconhecido como um professor capaz? Essas e outras respostas sobre Brad Cohen você descobre nesse lindo, comovente e motivacional filme.

O longa foi lançado em 2008 e produzido para a TV americana CBS. Direção de Peter Werner. No Brasil, o filme ganhou quatro nomes após a dublagem: Na Frente da Classe, Primeiro da Classe, Primeiro Aluno da Classe e Líder da Classe. Independente do nome dado pela distribuição, o enredo é o mesmo.

Então, para não perder o costume... bom filme para você!


PS: Aproveite a inspiração pela história real de Brad Cohen e colabore com o Teleton 2014. Para doar R$5, ligue 0500 12345 05, para doar qualquer quantia a partir de R$5, acesse www.teleton.org.br. Acredite no sonho de um portador de deficiência que faz tratamento na AACD. Só depende de nós, porque juntos somos mais fortes! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário