segunda-feira, 28 de julho de 2014

Flordelis com Reynaldo Gianecchini, Bruna Marquesine e Rodrigo Hilbert


O Filme Flordelis - Basta uma palavra para mudar, foi lançado em 2009 e se trata de um drama documentário ou docudrama (também conhecido como doc-drama). Seu enredo gira em torno da mulher que deu o nome ao filme: Flordelis. Se trata de uma jovem cristã pobre que morava em uma favela do Rio de Janeiro e que de tanto ver crianças e jovens serem abandonados ou mortos pela violência do tráfico ou de sofrerem abusos, decidiu fazer alguma coisa para mudar aquela realidade.

Começou a levar para sua humilde casa as crianças abandonadas da favela e lá dava comida, amor e falava de Deus, ressuscitando os sonhos perdidos de crianças e adolescentes que se auto destruíram com o tempo  ou que foram destruídos em seus lares desestruturados. O tempo foi passando e Flordelis começou a ser conhecida na favela, onde o "movimento" (traficantes e "soldados" do tráfico) a consideravam meio maluca, mas a respeitavam, permitindo o seu trabalho no morro, inclusive com pessoas que estavam condenadas a morte por dividas de drogas ou por envolvimento com traficantes.

O filme realmente surpreende não só pelo enredo, mas por vários outros fatos. Dois deles são: elenco de peso e uma história real. Uma não, várias. Todos os grandes atores que participaram desse longa brasileiro, como Reynaldo Gianeccini, Bruna Marquesine, Rodrigo Hilbert, Fernanda Lima, Guilherme Berenguer, Thiago Rodrigues e tantos outros, não receberam pelo trabalho. Eles abraçaram a causa de Flordelis e "se doaram" para a produção. O cachê que seria pago para eles foi doado para a construção de um abrigo para as crianças que Flordelis cuidava.

Todos os atores interpretam personagens reais e suas falas são o depoimento desses mesmos personagens  reais, por isso a naturalidade e espontaneidade no linguajar usado pelos atores. Ao término do filme, durante a passagem dos créditos finais, é possível ver a foto de alguns atores relacionada com as pessoas reais que eles viveram na tela grande.

Flordelis recebeu ajuda de Betinho por três meses na década de 90, mas quando ele adoeceu, decidiu divulgar a sua história para a imprensa, a fim de que ela conseguisse ajuda para manter a sua "evangelização noturna". Infelizmente, as autoridades viram em Flordelis uma grande infratora de leis, concluindo que ela não podia ficar cuidando de crianças que não eram seus filhos, muito menos na favela onde eles não poderiam ter uma vida digna. Ai começa a sua fuga contra a cadeia, abandonando sua própria casa e fugindo com o marido e quarenta filhos, sendo três biológicos e trinta e sete adotados "ao acaso".

Muitas mães sem saber como cuidar dos filhos devido o vicio das drogas, um marido violento, a prostituição e a miséria, entregavam as crianças para Flordelis cuidar. Os "filhos" que Flordelis cuidada eram frutos de estupros, abandonos por mães drogadas, espancamento por pais e até mesmo houve quem foi amarrado ao poste pela própria mãe, como uma forma de castigo pelo "trabalho mal feito".

Convido você a conhecer a história dessa mulher que comoveu o país e que deu origem ao Instituto Criança Feliz no Estado do Rio de Janeiro. HOje Flordelis mora em São Gonçalo, Rio, conta com cinquenta filhos, possui seu ministério evangelistico e tornou-se cantora gospel, sem abrir mão de ressucitar o sonho dos que já o perderam há muito tempo.

O longa é uma produção de Marco Antonio Ferraz e Anderson Correa e foi distribuído pela MK Music, Art Filmes e Serendip Filmes. 

Venha entender como Deus faz do improvável, o possível. Flordelis nunca foi presa, nem sofreu nenhuma violência por parte dos traficantes do morro. Chegou inclusive a interferir em execuções dos tribunais de exceção do morro e ainda assim, sobreviveu e conseguiu o que quis. Sorte? Não. Flordelis tinha mais fé na mudança dos traficantes, do que eles mesmo puderiam ter em toda a sua vida. Agora chega de papo. É hora de cinema. É hora de Flordelis. Bom filme pra você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário