Você que acompanha o My Movies já deve ter percebido que aqui você encontra uma qualidade diferenciada de filmes e séries. A maioria dos filmes indicados possuem uma lição, uma reflexão, um sentido especial. Esse filme não poderia ser diferente. Uma Chance Para Viver (titulo original em inglês Living Proof) é um filme baseado em fatos reais que retrata a luta do médico Dennis Slamon (Harry Connick Jr) em busca da cura do câncer de mama. Slamon passou doze anos de sua vida estudando uma forma de diminuir o tamanho de tumores cancerígenos e com isso chegar a cura.
Após inúmeros testes e muitas barreiras, conseguiu iniciar os testes com a droga Herceptin. Essa droga substitui a quimioterapia, dando mais qualidade de vida as mulheres que sofrem de câncer de mama e diminuindo consideravelmente os tumores. O Trastuzumabe (Nome do Herceptin no Brasil) é considerado uma das drogas mais avançadas na terapia contra o câncer de mama porque é um anticorpo monoclonal que promove uma "terapia-alvo", já que ele tem a capacidade de atingir exclusivamente as células doentes, preservando as sadias.. No filme, assim como foi nessa longa estrada para o doutor Slamon, podemos ver mulheres que morreram durante o tratamento, outras que melhoraram e até uma que se curou completamente. Após longos anos e meses de testes e brigas com o responsável pela pesquisa no laboratório, Slamon conseguiu a aprovação da droga, que passou a ser integrada ao tratamento de portadoras de câncer de mama em determinado estagio nos Estados Unidos. Essa droga é considerada hoje uma das mais eficazes no tratamento dessa doença.
Dr. Slamon e as 15 primeiras pacientes do teste com Herceptin |
A luta de Slamon não beneficiou apenas as mulheres retratadas no filme, mas o mundo todo. Em 2012, depois de uma longa briga e uma série de debates, o ministério da saúde autorizou que o Herceptin® seja fornecido gratuitamente pelo SUS. Esse medicamento é de alto custo e estima-se que os gastos com ele seja de cento e cinquenta milhões por ano. Certamente, boa parcela da população não terá acesso a ele, principalmente moradores de áreas de difícil acesso e estrutura, mas uma outra grande parcela poderá voltar a ter esperança, e futuramente todos que choraram a descoberta desse mal poderão chorar de alegria por estarem livres. As campanhas de conscientização do que é o câncer de mama e como realizar exames gratuitos em todo o Brasil aumentou consideravelmente desde a divulgação do fornecimento de Herceptin® pelo SUS. O mês de outubro é conhecido em centenas de municípios brasileiros como "Outubro Rosa" onde mutirões saem as ruas divulgando como fazer o auto exame em casa e onde ir para fazer o exame profissional caso note algo de errado na auto avaliação.
São atitudes como do doutor Slamon que tornam o mundo um lugar mais agradável. São atitudes assim que mostram que seguir em frente em um objetivo, vale muito a pena. Talvez, muitas outras iniciativas existam por ai, mas acabam desistindo, pois assim como Slamon, tem muita gente que não acredita e faz de tudo para convencer futuros cientistas de que aquilo não vai dar certo.
O longa é estrelado por Harry Connick Jr no papel de Doutor Dennis Slamon e conta com Amanda Bynes no papel da assistente do doutor Slamon. Cenas fortes levam o telespectador a comoção, destaque especial para a mãe de uma das pacientes que implora para o doutor tratá-la, e de uma outra paciente que entra otimista na sala dizendo que melhorou e até engordou após o uso de Herceptin, mas recebe a noticia que não poderá prosseguir para a segunda fase de testes, pois não alcançou o resultado esperado pelo laboratório. Possui uma hora e trinta minutos de duração e classificação etária de catorze anos em virtude de se tratar de um assunto delicado, mas pode ser visto por todos os públicos, já que trata de um fato real.
Assista esse filme não apenas para ter uma dose de lenços de papel utilizados durante as cenas mais comoventes, mas assista e inspire-se. Bom filme!
Gostou? Então nos Siga no Twitter e fique por dentro das próximas resenhas com vídeo
Nenhum comentário:
Postar um comentário