terça-feira, 11 de março de 2014

Querido John com Amanda Seyfried e Channing Tatum


John ( interpretado por Channing Tatum ) era um militar do exército com fama de durão. Em sua adolescência,  ele foi o garoto problema, que se embebedava e arranjava confusão por onde passava. Sua revolta possivelmente se dava pelo fato de sua mãe ter ido embora quando ele nasceu e nunca ter voltado. Foi criado por seu pai, o sr. Tyree (interpretado por Richard Jenkins) que sofria de autismo e nunca conversou com o filho, exceto por sua paixão por moedas, mas logo deixou de falar disso devido John o ter tratado mal certa vez que marcou uma viagem para conhecer mais moedas históricas. John apenas resumia que o pai não era de falar muito e que não era normal, mas nunca teve uma conclusão a respeito do assunto. Isso até conhecer Savannah ( interpretada por Amanda Seyfried).

John e Savannah
Os dois se conheceram quando John estava de licença das Forças Especiais do Exército Americano e ela estava de férias da faculdade. De forma inusitada, após um amigo derrubar a bolsa de Savannah no mar, os dois começaram a se falar. Com jeito tímido e meio despretensioso, começava a surgir uma grande história de amor que estaria por um fio por uma decisão errada.

Quando Savannah teve de voltar para a faculdade em Charleston, John prometeu que voltaria para ficar com ela em um ano. Então eles prometeram um ao outro se comunicar por cartas durante esse período sem se verem, e assim ocorreu. Pouco antes de retornar, ocorreram os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001. Os soldados decidiram se realistar para defender os Estados Unidos no Afeganistão. Savannah não gostou da ideia, mas ainda assim aceitou esperar John por mais dois anos enquanto ele lutava em uma guerra interminável.

John
O filme é baseado no best seller de Nickolas Sparks "Querido John" (Titulo original em inglês "Dear John") e como todo filme baseado em livros, parte do enredo adaptado para as telas é diferente do que existe no livro. 

Sr. Tyree
Na história hollywoodiana, muita gente acha que Savannah é uma vilã, quando não aguenta esperar por John e envia uma carta terminando tudo. Mas o que ninguém sabe (pelo menos quem não leu o livro) é que Savannah não suporta a espera devido John ter renovado seu alistamento pela segunda vez após os atendados de 2001. Na segunda vez, ela ficou tão triste que não sabia nem ao menos se um dia ele iria voltar vivo dessa guerra que parecia nunca terminar. Esse é o motivo pelo qual Allan (interpretado por R. Braeden Reed quando tinha seis anos e na adolescência por Luke Benward), filho de Tim (Henry Thomas), aparece tão grande nas cenas finais. É que já se passaram cerca de sete anos desde a última vez que se viram.

Tim
Outro ponto interessante também a comparar com o livro, é que John contrata uma pessoa para cuidar do pai e de sua casa enquanto ele esta no Afeganistão, e no filme isso não existe. Mas isso não torna o longa nem um pouco ruim. Ele é doce, sensível e ao mesmo tempo... real. Nickolas tem o dom de escrever histórias que parecem clichês, mas não são, pois são situações que poderiam acontecer com qualquer misero mortal, com mudanças de planos, obstáculos, e nem sempre com finais felizes.

O mais bacana é que o final do filme é mais interessante que o final do livro, embora ambos sejam ótimos. (Claro que eu não vou te contar, você terá de assistir!) O longa conta com uma hora e quarenta e cinco minutos de duração, foi produzido no ano de em 2010 e possui classificação 12 anos.

Se quiser dividir sua experiência comentando o que achou do filme, sinta-se a vontade na opção de comentários abaixo. Agora, chega de falar! É hora de cinema. Segue abaixo o filme completo dublado em português. Bom filme!


Nenhum comentário:

Postar um comentário